© 2017 AquaCristalina Associação | Design: DIAS DO AVESSO produções

 PROMOVIDO POR: 
PARCEIROS DE PRODUÇÃO:
APOIOS:
MEDIA PARTNERS:
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Vimeo - White Circle
ORGANIZAÇÃO:
 PRODUÇÃO GERAL:

Ver a Odisseia para chegar a Ítaca

21 Jul 2016

 

A 13 de Agosto, a Fonte de S. João transforma-se no palco de uma verdadeira odisseia! Uma história contada em forma de passos de dança que se cruzam com as palavras... Absolutamente cativante, Leonor Barata tem uma presença em palco extraordinária! A dança contemporânea permite uma grande liberdade criativa e Leonor usa-a para se aproximar do público, conseguindo manter a comunicação com ele (e em particular com as crianças) enquanto dança e faz a narrativa do espectáculo, sempre com muito à vontade e muito sentido de humor! Mergulhamos num mundo fantástico, de monstros e aventuras, e somos cativados pela maneira como a bailarina dança com o livro, o objecto, criando uma relação tal com ele que até as crianças ficam com água na boca e com vontade de ler a Odisseia!

 

É um espetáculo que parte do clássico grego, A Odisseia, para contar as aventuras de Ulisses de uma forma lúdica e divertida. 

Cruzamos o original de Homero com as versões de Frederico Lourenço e Maria Alberta Menéres para recuperar as antigas tradições das histórias contadas e narradas com o corpo todo. Assim, com a palavra e com o movimento reconstruimos esta viagem clássica que acompanha o nosso herói de regresso a Ítaca e à sua Penélope e conhecemos algumas das personagens mais marcantes da história da mitologia para compreender que parte de nós pode ainda viajar nesse mar antigo. 
O espetáculo conta com a participação ativa do público que será convidado a colaborar, ora narrando, ora comentando ora fazendo a banda sonora. Pretendemos assim fazer a viagem juntos porque nas mesmas palavras Homero, «leve é a tarefa quando muitos dividem o trabalho».

Ficha Artística e Técnica:
Texto | A Odisseia de Homero; A Odisseia de Frederico Lourenço; Ulisses de Maria Alberta Menéres 
Criação | Jorge Loureiro e Leonor Barata 
Interpretação | Leonor Barata 
Desenho de Luz | Jonathan Azevedo

Ler a Odisseia para chegar a Ítaca enquanto projeto, iniciou-se como um Clube de Leitura. 
Em três Meses (Outubro, Novembro e Dezembro) lemos excertos da obra e fomos discutindo e analisando com os participantes as diversas possibilidades cénicas e estruturais para contar esta história. Os participantes deram ideias, fizeram críticas, expressaram desejos. 
Essas ideias, criticas e desejos bem como as memórias desses encontros no Teatro da Cerca de São Bernardo estão presentes neste espetáculo.

Leonor Barata
É licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde conclui também a pós graduação em Estudos Artisticos.
A sua formação na área da Dança Contemporânea consolida-se no Forum Dança onde foi aluna de Howard Sonnenclair, Francisco Camacho, Madalena Vitorino, André Lepecki, Thierry Bae, entre outros.
Foi intérprete em vários espectáculos de dança e de teatro (Miss Liberty de Mónica Lapa, Duel com o Tof Theatre, Visitas Dançadas no Museu Grão Vasco de Aurélie Gandit). O seu trabalho é extenso na área da Pedagogia Artística tendo sido colaboradora regular de várias instituições como formadora (Centro Cultural de Belém – CENTA - A Moagem - Centro Cultural Vila Flor, Teatro Viriato).
Desde 2010 é directora da companhia ProjectoD – Pedagogia e Criação Artísticas, onde tem desenvolvido vários projectos para diversos públicos.

Please reload

DESTAQUES

Animação de Rua com Chiclateira

5 Jul 2017

1/1
Please reload

RECENTES

July 1, 2017

Please reload

ARQUIVO
Please reload

TAGS